A sustentabilidade, independentemente da forma, não é uma estratégia de vitória rápida nem uma iniciativa isolada. A sustentabilidade é uma mentalidade. Uma filosofia. É a combinação de pessoas e processos, tecnologia e responsabilidade coletiva.
Na maior parte, é uma palavra que evoca imagens de florestas e campos exuberantes, reciclagem e um mundo sem plástico. No entanto, a sustentabilidade envolve muito mais do que iniciativas verdes. Nos últimos tempos, a atenção começou a se concentrar nas organizações e em como elas interagem e impactam o mundo ao redor.
O papel e a influência das corporações globais no mundo são inegáveis. Elas continuam sendo os principais motores da digitalização, do emprego, do capital e da atividade econômica. Elas moldam as nossas cidades e influenciam os nossos comportamentos como cidadãos e consumidores. Dada essa importância, a sustentabilidade das organizações é fundamental para o bem-estar da sociedade.
Durante décadas, a mentalidade de lucros a curto prazo reinou suprema, à medida que os CEO e os CFOs trabalhavam numa base de balanço a balanço; o nome do jogo era aumentar o equilíbrio financeiro. Desde então, os tempos mudaram e foi colocada uma responsabilidade sobre as organizações para mudarem para um pensamento de longo prazo como forma de criar valor sustentável para os acionistas.
Além dos lucros, continuamos vendo um aumento no investimento de impacto, com uma nova geração de investidores examinando questões ambientais, sociais e de governança (ESG) e optando por empresas empenhadas em criar um impacto positivo no mundo.
Segundo o Harvard Business Review, “está em curso uma mudança radical na forma como os investidores avaliam as empresas”. Eles explicam que “quando as empresas sabem que os investidores têm expectativas ambientais específicas, tendem a melhorar suas práticas”. Os CEOs não podem mais apontar para a falta de incentivos. Hoje em dia, literalmente vale a pena ser sustentável.
O The Wall Street Journal explica que “os investidores veem a sustentabilidade como a capacidade de uma empresa gerar resultados comerciais sólidos ao enfrentar os desafios ambientais e sociais do setor hoje e no futuro”, e cita exemplos como perturbações na cadeia de abastecimento, aumento da frequência de eventos climáticos extremos e a crescente competição para atrair e reter talentos diversos.
Vivemos numa era de perturbações contínuas, e isso ficou particularmente evidente durante a pandemia de COVID-19. As empresas se tornarão cada vez mais um espelho do mundo em que operam. Sem um planeta saudável e uma sociedade justa, tudo sofre. Portanto, é do interesse de todas as empresas ser mais sustentáveis.
Sustentabilidade é uma mentalidade. Uma filosofia. Uma combinação de pessoas e processos.
Há quem diga e quem faça. Tendo sido classificada entre as 100 empresas geridas de forma mais sustentável do mundo, é justo dizer que a Kyocera faz.
Esse relatório é o resultado de uma investigação rigorosa que examinou as métricas de sustentabilidade de mais de 5.500 empresas comercializadas em bolsa em áreas-chave, como modelo de negócio e inovação, questões de produtos e sociais externas, questões relacionadas com funcionários e locais de trabalho, transparência, segurança de dados e meio ambiente.
Dentro dessas categorias, a Kyocera Corporation ficou em 3º lugar no mundo em Modelo de Negócios e Inovação, e no top 15 em termos de Capital Humano. Essa abordagem não é novidade na Kyocera e vem dos princípios do fundador e presidente, Dr. Kazuo Inamori, que sustentam cada produto, serviço e interação com as partes interessadas. Além disso, além da prioridade da satisfação do cliente, a Kyocera está determinada a trabalhar com integridade e total transparência.
A Kyocera Document Solutions America, Inc. continua a incorporar essas virtudes, ao mesmo tempo em que agrega seu próprio valor à proposta. Isso é evidente em sua inovação de ponta em hardware e software; seu estatuto de “Major Player” no IDC MarketScape; suas iniciativas de economia circular, como o Programa de Reciclagem ECO footPRINT; bem como sua gama de dispositivos de impressão ECOSYS de longa duração, que ajuda os clientes a reduzirem drasticamente sua pegada de carbono.
Faça o download do nosso guia gratuito e aprenda como proteger seu negócio.
“Na Kyocera Document Solutions, não estamos dispostos a descansar sobre os louros e procuraremos novas maneiras de nos tornar ainda mais sustentáveis no futuro. Isto nos permitirá criar ainda mais valor para os acionistas. Francamente, não gerenciar os negócios de forma sustentável aumenta o risco para a nossa organização”, afirma Óscar Sánchez, Presidente e CEO da Kyocera Document Solutions America, Inc. As palavras dele são uma forte declaração de intenções que, sem dúvida, atrairá a atenção de investidores ambiciosos.
Este período de disrupção apresenta uma oportunidade ideal para elevar a sustentabilidade dos negócios. É hora de examinar detalhadamente as práticas de negócios em todos os departamentos e divisões. Para muitos, isso significará voltar ao básico: tornar-se mais transparente e centrado nas pessoas e afastar-se de uma mentalidade de enriquecimento rápido.
Os dias de lucros no curto prazo acabaram. Consumidores e investidores já não desejam estar associados a marcas que não agem de forma responsável ou sustentável. As organizações devem aceitar e abraçar esse fato ou abrir espaço para outras.
Uma nova onda de investidores social e ambientalmente conscientes, prontos para recompensar as empresas pela criação de valor a longo prazo para a sociedade, representa uma excelente oportunidade para as organizações atuais.
Quem vai tomar a frente e aproveitar?
Em tudo o que fazemos, permanecemos fiéis a quem somos.