Se você ainda não conhece o termo "código aberto", conhecerá em breve. O compartilhamento gratuito de código significa que o conceito de código aberto está dominando a indústria de software, proporcionando novas oportunidades em todos os níveis. Uma área em que isso é particularmente relevante é na tecnologia de nuvem.
Simplificando, software de código aberto é um software em que o código fonte usado para criar o programa está disponível gratuitamente para o público visualizar, editar e redistribuir como desejar. A tendência surgiu como uma forma de fornecer produtos de qualidade, gratuitamente, a pessoas que normalmente não poderiam acessar e utilizar este tipo de tecnologia em todo o seu potencial.
Segundo a Iniciativa de código aberto, existem 10 critérios que o software deve cumprir para ser considerado de código aberto, sendo um deles a liberdade de redistribuição sem royalties, e também a inclusão do código-fonte no programa, por exemplo.
O acesso ao código-fonte permite usar o software como quiser; você pode modificar e lançar suas próprias versões personalizadas do programa sem ter que pagar royalties. Isso não é apenas uma boa notícia para os desenvolvedores de software, mas também para os usuários, dando-lhes uma liberdade que de outra forma não teriam.
O relatório O Estado do Código Aberto Empresarial, da Red Hat, revelou que 69% das empresas consideram o software de código aberto “muito ou extremamente importante”. Um número crescente de organizações está integrando soluções de código aberto em suas operações de TI, sendo que 68% notaram um aumento no seu uso nos últimos 12 meses.
A ascensão do software de código aberto levou muitas empresas a repensar a estratégia na nuvem - indo além das fases iniciais de planejamento e experimentação para implementar ambientes altamente personalizados. No relatório de 2019 da RightScale sobre o estado da nuvem, 94% dos entrevistados disseram que já estavam usando a tecnologia, com 32% no estágio mais avançado da adoção da nuvem.
O incremento da proficiência no uso da nuvem ofereceu às empresas a confiança para adotar estratégias mais complexas, que têm como objetivo espremer cada gota de seu potencial. Em vez de depender de um único fornecedor, 84% das grandes empresas apresentadas no relatório da RightScale atestam uma preferência crescente por implantações em várias nuvens. Em termos de formato, constatou-se que 69% de todos os entrevistados estavam usando configurações híbridas que combinam nuvens públicas e privadas.
O software de código aberto está irrompendo na indústria ao fornecer soluções amigáveis para o usuário para superar essas complexidades. Uma solução é a conteinerização. Os contêineres virtualizam recursos de computação e de rede para que seus aplicativos possam ser executados em qualquer ambiente de nuvem ou não, independentemente do tipo ou fornecedor. Tal versatilidade torna mais fácil o gerenciamento de nuvens híbridas ou multi-nuvens, razão pela qual o mercado poderia valer US$ 4,31 bilhões até 2022, de acordo com a 451 Research.
Um dos maiores obstáculos para a adoção da nuvem empresarial ainda é a questão dos aplicativos herdados. Tratam-se de programas desatualizados dos quais as empresas continuam dependendo, porque a transição para uma alternativa mais atualizada seria muito cara ou disruptiva. Embora ainda funcionem isoladamente, geralmente são incompatíveis com sistemas operacionais modernos e outras inovações, como a nuvem, e é aí que está o problema.
Felizmente, os contêineres oferecem uma solução inovadora. Docker é um formato de contêiner popular e de código aberto, enquanto Kubernetes é uma plataforma de orquestração de contêineres. Como o nome sugere, os contêineres são usados para conter coisas, como aplicativos herdados. Tudo que você faz é mover o aplicativo, juntamente com sua configuração e os requisitos operacionais, para o contêiner. Lá, ele pensa que ainda está funcionando em seu ambiente normal, mesmo que não esteja. Em vez disso, ele é executado em um ambiente virtualizado que o mantém isolado do restante da infraestrutura de TI para evitar problemas de incompatibilidade.
A conteinerização e o software de código aberto em geral estão redefinindo o futuro da nuvem. A capacidade de mover aplicativos herdados para a nuvem sem a necessidade de recodificação explica por que 67% das organizações planejam aumentar o uso de contêineres até 2020, de acordo com a Red Hat.
O sucesso do conceito de código aberto reside no fato de eliminar os obstáculos mais comuns à adoção da nuvem no local de trabalho. Ele proporciona às empresas agilidade para aproveitar ao máximo a nuvem, oferecendo soluções simples para problemas. Os contêineres são o melhor exemplo disso, pois criam um ambiente virtualizado que permite evitar problemas de incompatibilidade.
Como resultado, todos os seus aplicativos serão portáteis, funcionando perfeitamente em qualquer nuvem em que você decida executá-los. Até mesmo seus aplicativos herdados funcionarão corretamente, sem a necessidade de recodificá-los. Facilite a transição para a nuvem e libere todo o seu potencial com software de código aberto.
Obtenha mais informações sobre como as soluções na nuvem estão tomando conta de empresas e organizações de todos os tipos.