Dada a onipresença dos dispositivos móveis na vida moderna, nos acostumamos a poder usar a tecnologia da informação e comunicação quando quisermos. Embora este nível de mobilidade tenha se tornado a norma em nossas vidas pessoais, os locais de trabalho têm sido mais lentos em sua adaptação. Em muitos setores, a mudança é impedida por preocupações compreensíveis sobre privacidade e segurança, especialmente em empresas que processam dados sensíveis.
Entretanto, os líderes empresariais começam a perceber que os espaços de trabalho digitais são o futuro. Em 2019, 54% dos trabalhadores dos EUA relataram que trabalhavam remotamente pelo menos uma vez por mês. Dadas as recentes mudanças na forma como trabalhamos durante a pandemia de coronavírus, este número deverá aumentar drasticamente.
A tecnologia móvel representa uma oportunidade real de negócios que não pode ser ignorada. As empresas que hesitam em sua adoção perderão rapidamente terreno para aquelas que tomam a iniciativa e se adaptam. A agilidade proporcionada por esta tecnologia ajudará sua empresa a atingir novos níveis de produtividade, incrementando a felicidade tanto de seus funcionários quanto de seus clientes.
Graças à Internet sem fio de alta velocidade, aos smartphones e à nuvem, somos capazes de permanecer conectados o tempo todo. Como resultado, as empresas modernas e seus funcionários estão se libertando dos grilhões da mentalidade tradicional de trabalhas das nove às cinco.
Hoje em dia, a maioria das pessoas trabalha regularmente em mais de um local, mesmo que seja apenas para verificar seus e-mails no caminho do escritório ou para atualizar uma apresentação no trem. Soluções móveis respondem à necessidade das empresas de oferecer aos funcionários a liberdade de trabalhar de onde eles quiserem.
Basta imaginar não ter que se deslocar mais e depois considerar quanto tempo e estresse seriam economizados ao se conectar com o escritório a partir de sua casa. Os trabalhadores remotos tendem a desfrutar de um melhor equilíbrio trabalho-vida, em parte porque não perdem tempo valioso em engarrafamentos ou em transporte público não confiável. 82% dos trabalhadores remotos relataram níveis mais baixos de estresse: 80% têm maior motivação e 69% menor absenteísmo.
Níveis de estresse mais baixos produzem funcionários mais felizes, que se sentem motivados para trabalhar duro e atingir seu potencial máximo. Um estudo da Oxford Economics relatou que as pessoas que trabalham em casa acharam mais fácil se concentrar em suas tarefas e resolver problemas.
Os trabalhadores satisfeitos também são mais leais, melhorando as taxas de retenção de talentos. Além disso, o fato de eles dizerem a todos o quanto eles amam seu trabalho fará maravilhas na reputação da sua empresa.
Agora, qual é o resultado mais provável de melhorar a felicidade dos funcionários? É isso mesmo, os clientes mais felizes! Você sempre pode dizer se alguém gosta de seu trabalho, e as pessoas que encontram sua força de trabalho móvel perceberão a energia positiva.
Os consumidores hoje têm expectativas mais altas do que nunca e querem que as empresas levem seus problemas a sério. Se precisarem de suporte técnico às 21 horas, esperam poder recebê-lo. Felizmente, as políticas de mobilidade tornam possível contar com pessoal disponível 24 horas por dia, trabalhando em diferentes países ou fusos horários, por exemplo.
Um estudo da Orange Business Services descobriu que a mobilidade permite às empresas incrementar a quantidade e a qualidade das interações com os clientes, levando a relacionamentos mais fortes. Clientes satisfeitos permanecem fiéis e divulgam as notícias através de um marketing boca a boca eficaz.
A tecnologia na nuvem permite armazenar seus dados corporativos em um sistema único e centralizado, que pode ser acessado em qualquer lugar. Os trabalhadores remotos podem facilmente consultar dados logísticos on-line para oferecer aos clientes atualizações de estado e cronogramas de entrega de produtos em tempo real. Com cada funcionário usando e editando o mesmo arquivo, os dados do cliente são sempre precisos e atualizados em toda a organização.
É claro que oferecer a seus funcionários a liberdade de trabalhar em qualquer lugar é uma ótima maneira de aumentar a produtividade. Evitar o incômodo do deslocamento diário ajuda as pessoas a relaxar e a se concentrar melhor em seu trabalho.
Os trabalhadores remotos também aproveitam um equilíbrio positivo entre trabalho e vida pessoal, o que reforça a satisfação no trabalho e a motivação. Todos estes benefícios são repassados aos clientes, que recebem um melhor serviço e interagem com pessoas que gostam de seu trabalho.
Os espaços de trabalho digitais podem usar tecnologia na nuvem para armazenar dados corporativos em sistemas centralizados, que podem ser acessados por todos os funcionários autorizados. Isto garante que todos estejam trabalhando na mesma sintonia, com os dados mais atualizados e precisos possíveis, agilizando seus processos de negócios e melhorando a experiência do cliente.
Com a tecnologia móvel desempenhando um papel tão importante em nossas vidas pessoais, não faz sentido que os locais de trabalho ainda estejam presos no passado. As empresas, em todos os lugares, deverão intensificar seu jogo se quiserem manter os funcionários e clientes satisfeitos.
Descubra as prioridades para as organizações ao avaliar o que elas precisam para se tornarem móveis.