Em 2020, as organizações em todo o mundo foram forçadas a improvisar. Uma pandemia global obrigou as organizações a enviar trabalhadores para situações de trabalho remoto numa escala nunca antes vista.
O legado disso será que os trabalhadores estarão mais abertos à ideia do trabalho em casa do que estavam antes. O que antes era visto como irrealista por muitas empresas tornou-se subitamente a norma durante semanas e até meses a fio. Do ponto de vista dos colaboradores, não há motivo para que as empresas não ofereçam o trabalho remoto como opção regular, à medida que as formas de trabalho se tornam mais flexíveis.
Além disso, o trabalho remoto é o futuro. Uma pesquisa de 2015 da FlexJobs descobriu que 85% dos millennials querem cargos que lhes permitam trabalhar à distância o tempo todo. À medida que essa geração ocupa cargos mais elevados e que as empresas se esforçam mais para atrair os melhores talentos, é essencial ter uma política clara sobre como isso pode ser alcançado. Para que as empresas definam isso, elas devem estabelecer o que se espera de todas as partes.
A definição de processos é o primeiro passo para qualquer política de trabalho remoto. Para que um trabalhador possa trabalhar em casa, é essencial esclarecer com que frequência ele pode fazer isso, a quem deve informar e como isso deve ser comunicado. Uma boa maneira de fazer isso é coordenar por meio de calendários on-line, para garantir que quaisquer solicitações de trabalho remoto possam ser aceitas pelo gerente ou colega de RH relevante e fiquem visíveis para todos.
Da mesma forma, outros elementos podem precisar de esclarecimento. Por exemplo, o horário de trabalho. Dada a flexibilidade proporcionada pelo trabalho em casa, o horário de trabalho ideal será muito diferente para um pai com filhos pequenos e um recém-formado que adora jogar videogame até altas horas da noite. Estabelecer um intervalo de horários ou diretrizes de trabalho pode ajudar a garantir que todos estejam conectados quando necessário, ao mesmo tempo que permite a flexibilidade do trabalho remoto.
Também é essencial que os Indicadores-Chave de Desempenho (KPIs) estejam configurados. Dessa forma, fica fácil para a gerência perceber se a produtividade melhora, cai ou é consistente, independentemente de onde o profissional esteja atuando. Isso é importante para que o trabalhador remoto tenha uma meta pela qual trabalhar e possa estar sempre motivado e conectado aos objetivos da equipe, mesmo que não estejam juntos pessoalmente trabalhando para alcançá-los.
Esse elemento permite ainda que a gerência avalie até que ponto o trabalho remoto se aplica aos seus negócios e se deve ser estendido, se for o caso.
O trabalho remoto não é simplesmente uma estrada de mão única. Ele traz benefícios para a empresa ao ter seus trabalhadores sediados em casa. Eles não apenas podem ser mais produtivos, mas o trabalho remoto também é mais econômico. As empresas poderão operar com escritórios menores e com custos operacionais mais baixos. Da mesma forma, os funcionários assumirão custos maiores.
Eles podem precisar melhorar sua conexão com a internet ou fazer chamadas usando o celular pessoal. Eles podem até ver um aumento nas contas domésticas à medida que passam mais tempo em casa, e esses são fatores importantes a serem considerados ao analisar incentivos e salários para trabalhadores remotos.
É vital que os trabalhadores recebam as ferramentas certas para trabalhar remotamente. Isso pode variar desde um laptop ou dispositivo móvel, em vez de um computador de mesa, até tecnologia antivírus adicional para seus dispositivos, a fim de minimizar os riscos de cibersegurança. Garantir que estejam totalmente equipados é o requisito mínimo para qualquer empresa que ofereça trabalho remoto.
Além dos benefícios materiais, também é importante garantir que o trabalho dos funcionários seja o mais humanizado possível. Contato via webcams ou videoconferências ajuda a adicionar um toque humano, reduzindo a sensação de solidão que muitas vezes pode ser sentida por quem trabalha em casa. O contato regular dessa forma deve ser descrito em qualquer política para garantir que tanto os gerentes quanto os colegas cumpram este requisito.
Comunicar esse tipo de política com a maior clareza possível é essencial. A chave para aproveitar as vantagens do trabalho remoto, como pode ser visto nestas etapas, é garantir que a comunicação seja tão fluida como se o
teletrabalhador estivesse sentado na mesma sala. O primeiro obstáculo para tornar isso possível é o estabelecimento de uma política que simplifique o trabalho remoto.
Também ajuda a deixar claro o que se espera deles e quando. Por exemplo, deve ser delineado onde é permitido realizar o trabalho remoto. Muitas pessoas que trabalham remotamente gostam de variar seus locais, talvez operando em um parque no verão ou em um café. Fazer isso pode significar depender de redes públicas de Internet que representam riscos de segurança; portanto, se sua organização decidir determinar locais rígidos para o teletrabalho, eles deverão ser comunicados.
Riscos cibernéticos, comunicação, confidencialidade e muito mais... confira estes recursos úteis para dicas e truques de trabalho remoto.